logo
blog-1

Filtro de combustível em fim de prazo? Descubra os sintomas!


Sentiu recentemente que o seu carro perdeu potência? Desconfia que possa ter a ver com o filtro de combustível?

Conheça com a Insparedes os sintomas típicos de entupimento do filtro de combustível e  quando o deve substituir!


O filtro de combustível faz parte do sistema de alimentação de combustível em veículos motorizados, permitindo melhorar a qualidade do combustível, removendo as substâncias indesejadas para a combustão. 

De entre essas substâncias, podemos destacar contaminantes sólidos como poeiras, lascas de tinta, ou partículas de corrosão, impurezas que entram no depósito durante o abastecimento. 

Alguns filtros, como no caso das viaturas a gasóleo, permitem ainda separar e acumular água de condensação. O bom funcionamento do filtro de combustível apresenta ainda vantagem para a preservação do motor, assegurando um funcionamento mais seguro. 

Além disso, a limpeza do combustível previne o entupimento e o desgaste de componente móveis, devido ao atrito com partículas, por exemplo, na bomba ou nos injetores de gasóleo.


Descubra alguns sintomas de um filtro de combustível sujo

Um filtro sujo é acompanhado de alguns sintomas que se vão agravando com o tempo, tais como:

  1. Redução do desempenho do motor; 
  2. Motor com funcionamento instável; 
  3. Solavancos durante a condução; 
  4. Aceleração com resposta tardia;
  5. Gradual diminuição da potência; 
  6. Problemas no arranque; 
  7. Paragem espontânea do motor; 
  8. Painel de instrumentos com luz de verificação do motor ligada; 
  9. Presença de um código de erro no sistema OBD II.


Quando deve trocar o filtro de gasóleo ou de gasolina?

Proceder a uma revisão regular do estado do filtro de combustível é meio caminho andado para um funcionamento seguro do motor do seu carro. 

Normalmente, o intervalo de substituição é definido pelo fabricante do automóvel. No entanto, a sua substituição deve ser feita antes de ficar entupido.

 Para o efeito, a título de referência, aconselhamos a que efetue a troca do seu filtro de diesel após uma quilometragem percorrida de 60.000 a 80.000km. Já num carro a gasolina, o filtro deve ser trocado entre 80.000 a 90.000km percorridos.




A substituição deste componente tem um cariz um pouco complicado, variando entre modelos automóveis. Como tal, aconselhamos a que visite um mecânico experiente para o efeito, podendo ir vigiando possíveis sintomas que possam surgir!


A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!

Aceder à fonte da notícia