Fumar ao volante? Corre risco constante!
Fumar ao volante não é qualificado como infração, pelo que não é então proibido.
No entanto, sem as devidas precauções, pode levar a perigos semelhantes ao uso do telemóvel. Saiba tudo!
Embora não seja proibido, fumar ao volante pode levar a penalizações. já que o Regulamento de Trânsito Rodoviário adverte que “o condutor de um veículo é obrigado a manter a sua própria liberdade de movimento, o campo necessário de visão e a atenção permanente à condução para garantir a sua própria segurança, a dos ocupantes do veículo e a dos outros utentes da estrada.”
Assim, a Insparedes dá-lhe a conhecer alguns dos principais riscos inerentes ao ato de fumar ao volante:
Pode ser uma distração perigosa
Quando um condutor decide fumar, pegar no cigarro e acendê-lo com o isqueiro faz com que tenha de tirar a mão do volante. Enquanto está a fumar, ao mesmo tempo que tem uma das mãos com operacionalidade reduzida, pode sujeitar-se a imprevistos como queimar-se ou deixar o cigarro cair.
As cinzas incandescentes podem ser um problema
Como dito acima, existe o perigo de deixar cair o cigarro aceso dentro do carro, nas pernas ou no banco. Este susto pode levar a desvios, causando acidentes e diminuindo a segurança de todos os utilizadores da estrada.
Aumenta o risco de incêndio
Acender um cigarro durante a condução aumenta cerca de 50% a probabilidade de um incêndio. Assim, se for fumador, lembre-se que o vento provocados pelos vidros abertos pode causar situações de risco, como queimar os estofos do carro.
Acender o cigarro provoca uma quebra de controlo do carro
Acender um cigarro demora, em média, 4 segundos. Segundos estes que, no que toca à segurança, ou à falta dela, podem ser cruciais. Enquanto acende um cigarro, a sua atenção será descentrada da condução, o que poderá levar a acidentes.
Fumar é uma das distrações mais comuns ao volante. Além do perigo das distrações, ainda mais grave é atirar as priscas na estrada, o que é atualmente considerado uma infração muito grave, punida com uma coima de 500€ e menos seis pontos na carta de condução.
Atualmente o Ministério de Saúde trabalha num projeto para proibir fumar no carro na presença de crianças ou mulheres grávidas, um projeto que se integra no Plano Integral de Prevenção e Controlo do Tabaco 2021-2025 e que prevê aumentar o número de espaços livres de fumo, inclusive os veículos privados.
A Insparedes deseja-lhe Boas Viagens!